CPI desvia foco e tenta incriminar Protógenes, diz membro da CPI

30/março/2009 1:12

Biscaia: incrima-se o investigador e o acusado fica livre

Biscaia: incrima-se o investigador e o acusado fica livre

O Conversa Afiada entrevistou o deputado federal Antônio Carlos Biscaia, do PT do Rio, que participou da CPI dos Grampos, no ano passado, e que agora retorna à comissão.

Recentemente, ele se pronunciou na tribuna da Câmara em defesa do juiz Fausto e da punição dos crimes financeiros relacionados a Daniel Dantas. Biscaia faz parte de um grupo de parlamentares que se reuniu na semana passada para traçar estratégia de apoio ao delegado Protógenes Queiroz.

O grupo se articulou para impedir que Protógenes seja preso durante em seu próximo depoimento à CPI, no dia 1º, e  pressionou o presidente da comissão, deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), que garantiu não existir a intenção prender o delegado. Itagiba disse que a possibilidade não passava de “um factóide”.

Biscaia acredita que a CPI foge ao seu propósito ao centrar fogo na Satiagraha. E mais: a comissão tenta incriminar os detratores de Daniel Dantas. Para o deputado, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, erra ao manifestar-se sobre o caso que um dia ele mesmo deverá julgar. Essa atitude favorece apenas aos advogados de Dantas, argumenta.

Ouça a íntegra da entrevista com o deputado Antônio Carlos Biscaia e leia abaixo sua transcrição:
Conversa Afiada – A que se deve o seu retorno à CPI dos Grampos e qual a sua expectativa em relação ao trabalho dessa comissão?

Antônio Carlos Biscaia – No momento em que, juntamente com outros parlamentares passamos a perceber que essa CPI que teve o objetivo determinado inicial de apurar as gravações interceptações clandestinas, passou a ter outra direção. E esta, pelo que se percebe, é para atingir delegado Protógenes e, ao mesmo tempo, o juiz Fausto De Sanctis. Por esta razão, esse grupo de parlamentares tomou iniciativas objetivando a participação nos trabalhos dessa CPI, que foi prorrogada por 60 dias.

CAF – Há intenção de prejudicar tanto o juiz quanto o delegado?

ACB – O que se percebe é que houve um desvio do foco. Nós temos uma CPI que, atendendo os preceitos constitucionais, ela tem de investigar um fato determinado. Mas na medida em que ela se transforma em uma CPI destinada exclusivamente à operação Satiagraha, é preocupante. E você percebe que essa operação também, que buscava comprovar ilícitos financeiros relevantes, envolvendo o banqueiro Daniel Dantas ela está desviando seu foco para atingir aqueles que são responsáveis por todas essas investigações.

CAF – Deputado, essa CPI se iniciou a partir de uma reportagem da revista Veja, que falava de um suposto grampo, que teria sido feito no gabinete do presidente do STF, e que até hoje não foi encontrado. A CPI já chegava ao fim e foi prorrogada depois de uma segunda reportagem da revista Veja, que também dizia que o delegado Protógenes Queiroz utilizava métodos ilegais em suas investigações. Como senhor vê essa forma de se pautar uma CPI a partir de reportagens que não foram sequer totalmente comprovadas?

ACB – É muito suspeito que isso tenha ocorrido. A CPI já se encontrava na sua fase de relatório final, que foi apresentado. Dependia apenas de votação, quando uma segunda reportagem da revista Veja  provocou essa prorrogação por mais 60 dias. É importante assinalar aí que a própria CPI e a revista Veja mencionam documentos relacionados com interceptação telefônica, que estariam cobertos pelo sigilo decretado pelo juiz competente, Fausto De Sanctis. Nós temos que verificar até que ponto houve o vazamento dessa documentação. Essa é uma questão que também está relacionada ao foco das investigações. Porque pela decisão do juiz Fausto De Sanctis, negando acesso aos documentos, como é que esses documentos chegaram? Uma cópia da CPI e, provavelmente outra da revista Veja. Então, isso também deve ser objeto do aprofundamento das investigações.

CAF – O suposto vazamento da Operação Satiagraha deu ensejo a um inquérito da Polícia Federal que investiga o próprio Protógenes Queiroz. Tendo em vista essa iniciativa de investigar o vazamento, como a gente pode encarar esses outros casos de vazamento como os que são relatados pela revista?

ACB – Tudo fica muito suspeito. O próprio inquérito da Polícia Federal, que está investigando um investigador, o delegado Protógenes Queiroz, até o momento não chegou a uma conclusão concreta. Ele não foi indiciado de forma alguma por ter realizado interceptações ilegais. Ele afirma com toda a veemência que todas as suas interceptações efetivadas foram com autorização judicial. E isso está confirmado pelo próprio juiz De Sanctis. Então, do que ele está sendo indiciado? Primeiro por ter permitido, em uma daquelas diligências, aquela que envolveu o ex-prefeito Celso Pitta, tivesse havido acesso à imprensa, à filmagem. Então está enquadrado em um dispositivo por ter permitido isso. E o segundo foi por ter comentado o caso com jornalistas. Uma suposta quebra do sigilo funcional. Mas nada que esteja relacionado efetivamente à quebra de interceptações telefônicas que estavam cobertas pelo sigilo.

CAF – Essa nova convocação do delegado e do juiz é devida?

ACB – A CPI tem poderes amplos de investigação e de convocação e é possível que qualquer pessoa possa ser reconvocada para esclarecimentos. Mas o que nós não podemos concordar é que o principal responsável para que as investigações dessa operação, denominada Operação Satiagraha, tivesse sucesso, delegado Protógenes, e eu não entendo que a CPI pretenda intimidá-lo. De alguma forma,tentar alguma medida coercitiva. Por não aceitar isso que o grupo de parlamentares, entre os quais eu me incluo, está tomando atitudes,  se reunindo. Foram alguns senadores, alguns parlamentares. Inicialmente eram apenas os do PSOL, agora se ampliou. Estávamos lá, além do senador Pedro Simon, do senador Suplicy, eu também estava presente. Então é importante que se queira uma investigação plena. Ninguém vai questionar o poder da CPI investigar. Mas isso não pode ter previamente uma predisposição no sentido de incriminar o delegado Protógenes.
CAF – Em que medida a atuação do Supremo Tribunal Federal, e mais especificamente do presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, tem influenciado nos desdobramentos desta CPI e da Operação Satiagraha?

ACB – Eu já me manifestei no plenário da Câmara dos Deputados, quando foi proferida a segunda decisão do Supremo, o segundo habeas corpus. Me pronunciei tecnicamente, como alguém que foi do Ministério Público durante 30 anos, dizendo que não concordava com as decisões do ministro Gilmar Mendes e dizendo que a segunda sentença que foi decretada a prisão era perfeitamente justificável, porque tratava-se, como se trata, de alguém que poderia influir durante as investigações e que se viesse a ser condenado teria todas as condições de se evadir. Um exemplo clássico de prisão preventiva, que justifica essa prisão preventiva. Então, eu não concordo com a decisão. Não concordo também com a afirmação de que a segunda prisão foi feita para desmoralizar o Supremo. De forma alguma. E a esse respeito a Ajufe (Associação dos Juízes Federais) expediu nota, há dois dias atrás, com veemente repúdio a essa afirmação do ministro Gilmar Mendes de que essa decisão do juiz Fausto De Sanctis era uma forma de desmoralização. Não, ele estava no pleno exercício de sua função judicante. Ele tem autonomia, independência, e o juiz de primeiro grau tem de ser respeitado em suas decisões.

CAF – A investigação da Operação Satiagraha ainda está no âmbito da Polícia Federal e da Justiça de primeira instância. Considerando isso, o presidente do STF poderia manifestar-se sobre um tema que eventualmente ele poderá julgar?

ACB – É uma outra questão que eu tenho dito nos meus pronunciamentos. Desde que eu entrei na Faculdade de Direito, no início dos meus estudos, há quarenta anos atrás, eu aprendi que o magistrado que se manifesta sobre um caso não pode julgá-lo posteriormente. É o princípio básico que configura o impedimento ou a suspeição. Mas nesse caso nós estamos vendo exatamente o contrário: manifestações prévias de um caso que com toda certeza chegará ao Supremo Tribunal Federal e deverá ser julgado por todos os seus integrantes. Então esse não é o procedimento adequado. Eu acho que configura-se no caso um impedimento e uma suspeição dele, ministro, que previamente já se manifesta e dá sua opinião sobre o caso. E ao mesmo tempo isso favorece a tese dos advogados que querem invalidar toda essa investigação.

49 Comentários para “CPI desvia foco e tenta incriminar Protógenes, diz membro da CPI”

  1. Sérgio Notari em 6/abril/2009 as 11:05

    Tem que se cobrar publicamente da Revista Veja a apresentação do áudio do “grampo”. Não é mais possível tolelar esse tipo de “jornalismo” gângster, que fabrica notícias para pautar a dinâmica política de um país.

    Essa revista de coronéis de republiqueta bananeira é absolutamente incompatível com a democracia brasileira!

    A CPI deve dedicar uma parte de suas atenções a esse tipo de absurdo que faz do Brasil motivo de riso no exterior e, mais do que em tempo, o Congresso tem que se debruçar sobre a lei de direito de resposta, pois, usando uma expressão do grande JORNALISTA Mauro Santayanna, não se pode permitir que órgãos de imprensa tenham Carta de Corso para destruir a honra alheia sem, ao menos, um espaço de defesa.

  2. Augusto Conde em 5/abril/2009 as 17:20

    Em minha opinião essa CPI não mudou de rumo…ela já tinha o objetivo de atacar a Operação Satiagraha desde o início. Formar uma CPI baseando-se em acusações sem nenhuma prova, por si só, demonstra isso.

  3. Silvana Gomes em 5/abril/2009 as 10:37

    Também concordo com a idéia de que o povo brasileiro deve ir às ruas se algo acontecer ao delegado Protógenes e ao juiz De Sanctis, pois não é possível que se permita tanta sacanagem. Não somos obrigados a aturar esse Gilmar Mendes, que não se acanha de servir ao banqueiro ladrão Daniel Dantas. Será que teremos que perder a nossa dignidade, por estarmos sendo representados por essa gente?
    Vamos nos mexer sim. Eles que se atrevam.
    Quanto aos de “olhos azuis”, não vejo o comentário do presidente como preconceito. Ele fala claramente que não fomos nós, povo brasileiro, micisgenado que fizemos a crise. Atribuiu aos países cuja população é de maioria branca de olhos azuis. Normal!

  4. Adoniran em 5/abril/2009 as 10:06

    Gostaria de saber porque no Brasil se da tanta crédibilidade a uma revista (veja), que divulga informações sem comprovação, e suspeitas de terem sido obtidas de forma ilicita, tendo em vista que não revela suas fontes.

  5. Sonia Montenegro em 1/abril/2009 as 1:47

    Excelente entrevista do Biscaia, em quem sempre votei e nunca me arrependi!!!
    Gostaria de saber que órgão poderia investigar um membro do STF, notadamente o seu presidente, Gilmar Mendes. Não bastasse a impunidade da imprensa brasileira, tão bem alcunhada por PHA de Pig, agora essa criatura se julga acima do bem e do mal. Aliás, é mais uma das heranças de FHC. O sr. Gilmar Mendes precisa saber que não foi o juiz De Sanctis que desmoralizou o Supremo, mas o fato dele fazer hora extra para libertar o Daniel Dantas.

  6. ismario menezes alves em 30/março/2009 as 21:20

    COMO PODE UM ADVOGADO,INDICADO POR UM EX-PRESIDENTE,HOJE PRESIDENTE DE UM SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, QUE NUNCA FOI JUIZ NEM DE TOGADO, PODE HOJE SE CONSIDERAR UM EXPERT EM JUIZO FINAL, E DIZER QUE OS JUIZES MANDAM OS PROCESSOS COM IMPERFEIÇÕES PARA ELE. É O FIM DO JURIDICO NO BRASIL.

  7. marcelo de lima santanna em 30/março/2009 as 12:39

    Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
    “Dando porrada na nuca de malandros pretos
    De ladrões mulatos
    E outros quase brancos
    Tratados como pretos
    Só pra mostrar aos outros quase pretos
    (E são quase todos pretos)
    E aos quase brancos pobres como pretos
    Como é que pretos, pobres e mulatos
    E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados “

  8. Fabio de Oliveira em 30/março/2009 as 12:37

    Proponho aos internautas que como eu está indignado com tamanha manobra para desqualificar Protogenes e De Santis, um turbilhão de mensagens aos parlamentares, congestionando seus E-mails na véspera e dia da convocação da CPI. Como também, manifestações na porta do evento em apoia a conduta exemplar desses profissionais e exigindo a culpabilidade e prisão imediata do banqueiro condenado Daniel Dantas e também, a exoneração de Gilmar Mendes por desrespeitar as impacialidades de caso que ira presidir e julgar.

  9. silvano em 30/março/2009 as 12:32

    Acreditar na turma que é paga pelo daniuel dantas, é perigoso. Espero que os honestos ganhem o jogo e não aconteça o que tem acontecido em varios tribunais que apenas defendem os poderosos. Tem que haver uma esplicação para todos os fatos que vem acontecedo com o judiciario. Será que os tucanalhas e demonios como falou o Luis Nassif colocou em todo canto um ou varios cupichas? Chego a ficar com medo se algo assim tiver acontecido. Queira DEUS que não.

  10. luis a rodrigues em 30/março/2009 as 12:32

    Impedimento ao Gima Merdes, como disse o Biscaia.

  11. Dijalma em 30/março/2009 as 12:26

    “Para o deputado, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, erra ao manifestar-se sobre o caso que um dia ele mesmo deverá julgar.”
    O deputado deve ficar atento! O ministro já julgou o caso. Agora é a vez de punir os culpados, ou seja, o delegado e o juiz que ousaram lutar contra LADRÕES ricos e autoridades corruptas.

  12. Tom em 30/março/2009 as 12:04

    Enquanto isso, na Sala de Injustiça do PIG, a mídia criminosa cruza as mãos e declara como verdades as Seis Mentiras fundamentais:

    1) O Protógenes é um trapalhão e um grampeador ilegal.
    2) O Gilmar é competentissimo e corajoso.
    3) O De Sanctis é voluntarioso e desafiou a autoridade do Supremo.
    4) O banqueiro Daniel Dantas é apenas um investigado por supostos
    crimes financeiros, coisa corriqueira que em nada o desabona.
    5) A cooperação entre a Abin e a PF é definitivamente ilegal.
    6) A Satagraha está cheia de vícios e deve ser anulada.

    Todas as notícias sobre o assunto deverão se nortear por estas “verdades”.

  13. Lica em 30/março/2009 as 11:47

    Os brancos de olhos azuis devem instalar CPI para saber porque crianças em idade escolar em várias regiôes do Brasil, estão estudando (!), em lugares insalubres.
    Ontem no Fantástico vimos na região Vão de Almas em Goiás que trilhas estreitas abertas por escravos e bandeirantes, é o caminho percorrido por crianças que atrevessam o leito do rio pedregoso, e quando chove demais não podem ir a escola.
    Caminham mais de uma hora a pé para chegar à escola (!), que mais parece uma “tapera”, a professora grávida de oito meses caminha por duas horas e também atravessa o rio, para poder “ajudar” as crianças.
    Sob a tapera dois professores lado a lado tentam dar aulas as crianças famintas.
    O Ministério da Educação destina 0,22 por aluno por dia, e o município tem de
    complementar a verba, destinada à merenda, que é a unica refeição das crianças, que pela quantidade distribuida parece continuarem famintas.
    Merenda que o tropeiro José Pereira das Virgens, carrega no lombo dos burros.
    Jaci Dias da Cunha, Secretário de Educação do município de Cavalcante
    “Tem um valor lá que ela complementa, só que ainda não é suficiente para ficar uma coisa assim, bem gostosa, uma merenda de maior qualidade.”
    O Município de Cavalcante (GO) é um dos mais pobres do Brasil. Tem 40% de analfabetos.
    Esta situação é mais que injustiça é violência, é descumprimento do que determina a Constituição Federal.
    Estes senhores da CPI deveriam empenhar esforços para estancar a corrupção, internalizar o dinheiro desviado dos cofres públicos para o exterior e que não é revertido para os serviços públicos essenciais.
    Maldita ganância, maldita corrupção e esquemas de proteção aos corruptos.
    Maldita mídia que manipula para se beneficiar.
    É desumano assistir esta rede de proteção aos corruptos e perseguição ao Dr. Protógenes, quando sabemos que a corrupção gera injustiça, fome, miséria,
    analfabetismo, violência, desinformação, ignorância, “tapera/escola”.

  14. Washington em 30/março/2009 as 11:40

    Boa, Anton Webber. Vamos esquecer este negócio de branco dos olhos azúis, mesmo porque é imenso o percentual de pessoas assim no Nordeste todo. São os pobres e os soldados holandeses que ficaram e mudaram de nome, quando a elite e os oficiais se mandaram depois da derrota dos Guararapes. “Calú. Calú, tira o verde destes ói de riba d’eu…” ou “Quando o verde dos teus óio, se espalhar na plantação…” São algumas das músicas mais nordestinas que falam desse povo. O cangaceiro Corisco e o cantor Lenine estão aí para não me deixarem mentir.

  15. Washington em 30/março/2009 as 11:30

    Diego Beviláqua deu uma ekcelente idéia, prezadissimo PHA. Uma cronologia clara, suscinta e robusta que pegue os bandidos, os políticos e juizes seus amigos, e sobretudo a escalada de mentiras do PIGÃO.

  16. Washington em 30/março/2009 as 11:21

    Valeu, PHA. O importante é que está pingando sempre, o Simon alí, o Biscaia acolá…Agora decepção é aquele deputado do Maranhão, o Domingos, um dos destaques da tribuna ano passado, rapaz que prometia, na CPI fica com cara de desentendido, feito um mané.

  17. ricardo silveira em 30/março/2009 as 10:57

    Claramente, esta CPI parece que não foi criada para atender ao interesse público. A Satiagraha é, de longe, o acontecimento político mais importante desde a posse de Lula em 2003. Ela está fazendo com que a elite, que sempre comandou o país, mobilize o STF, a mídia e o Congresso Nacional para fazer com que tudo continue como sempre esteve.

  18. Carlos Alberto Mendes em 30/março/2009 as 10:52

    O deputado Biscaia, assim como o senador Simon, é exemplo de parlamentar honesto e competente. Infelizmente, representam a minoria no desmoralizado congresso.

  19. JULIO SILVEIRA em 30/março/2009 as 10:48

    No Brasil subverte-se o sentido das chamadas CPIs, ao invés de investigarem as ilegalidades a que se propoem, acabam virando artificio de defesa para os envolvidos nas ilegalidades, tal o nivel de comprometimento do membros destas CPIs consigo mesmos, que adoram holofotes trabalhando em parceria com as midias nada imparciais deste País.

  20. Anton Webber em 30/março/2009 as 10:28

    Caro PHA,
    Em homenagem ao duro trabalho dos colonos alemães, poloneses, russos, italianos, etc., que se concentram basicamente na Região Sul e a desenvolveram, vamos esquecer essa infeliz expressão de “elite branca de olhos azuis”. Mesmo porque, observando rapidamente, os grandes vilões dessa baixaria toda, em sua esmagadora maioria, tem fenótipo acentuadamente tropical.
    Assim sendo, não estaremos colaborando com os desvairios de considerações de natureza racial quando, na verdade, o problema é unicamente ético.
    Prossiga.
    A. W.

  21. mario oliveira em 30/março/2009 as 10:15

    PHA

    Como estariam esses ilustres politicos e magistrados debaixo do ato 5 ?

    Sobraria algum para contar a historia.

    Porisso muitos são a favor de regimes mais fechados;
    Vale a pena a liberdade com esses caras a comanda=la, fazerem-se de chefes
    e juizes ? Defensores da nossa liberdade ? da democracia ? pesquise, abra espaço e verão o resultado. O judiciario pesquisou atraves da AMB e teve que engolir que só perderam em descredito para os politicos, perante a sociedade.

    “PODE-SE ENGANAR TODO O POVO PARTE DO TEMPO, PARTE DO POVO TODO TEMPO, MAS IMPOSSIVEL ENGANAR, TODO O POVO, TODO O TEMPO”"

    ACORDEM SENHORES

    M
    mario oliveira

  22. Ribamar em 30/março/2009 as 10:14

    Torço e também espero que os poucos cidadãos de bem que há no Congresso se manifestem e procurem apoiar todo ‘aquele servidor público que estiver positivamente trabalhando em pró da moralização deste país. E digo mais: a sociedade brasileira espera que ‘aqueles que foram escolhidos por ela não a envergonhem diante tal propósito pois eleições ocorrem de 2 em 2 anos e os canalhas que se posicionarem contra esta sociedade irão pagar caro.Aguardem!

  23. Paulo Roberto em 30/março/2009 as 10:09

    PHA,
    O brasil de fato é um pais inovador a ponto de mudar o paradÍgma. O que está acontecendo agora é exatamente isto. O BANDIDOS JULGANDO OS HOMENS DA LEI.
    Seria cômico se não fosse trágico. Penso que nossos filhos não verão um pais melhor no futuro. A menos que façamos alguma coisa para derrubar estes vermes atuantes que estão por aí.

  24. Paulo em 30/março/2009 as 10:07

    PHA,
    EM PRIMEIRO LUGAR, precisamos de um canal para darmos nosso apoio a este grupo heróico de deputados e senadores. Se você puder, por favor, informe-nos;
    EM SEGUNDO LUGAR, precisamos reinvidicar que estes parlamentares FALEM COM MAIS CLAREZA SOBRE AS RAZÕES QUE MOTIVAM OS PERSONAGENS DESTA HISTÓRIA A INCRIMINAR O DELEGADO PROTÓGENES E O JUÍZ FAUSTO. Afinal, estes motivos são públicos e não há porque recear ferir as “SUSCETIBILIDADES”.

  25. Lica em 30/março/2009 as 10:07

    Pois é o presidente do STF, descumpre regras de imparcialidade diante da Nação e age como se fosse o unico juiz deste país.
    Quem está por trás desta farsa, quem são os sócios e beneficiários deste Daniel Dantas? Quem são os malfeitores desta Nação?
    Quem desviou dinheiro público para formar fortunas?
    Quem se beneficio com o tráfico de influência?
    Toda estas manobras, negociatas, proteções jurídicas, mostra ao povo que as eleições são dominadas por esquemas e pelo poderio econômico.

  26. Andrews em 30/março/2009 as 9:30

    Otima reportagem! Parabéns!!

  27. Paulo em 30/março/2009 as 9:05

    Os brancos de olhos azuis sumiram com 27 trilhões de dolares e devretaram o fim do neoliberalismo. Aquí no Brasil o demos e demais ratos inventaram uma maneira de aparecer nas folhas de pagamento das repartições publicas. NUnca fizeram concurso e ainda têm polpudas e generosa aposentadoriass. Insatisfeitos, o saco da usura não enche nunca, cunharam as frases “por dentro e “por fora”. Os socialites constrõem castelos, aeroportos particulares em suas fazendas etc. E nada nunca os tinha incomodado até o governo Lula. Esses seres sem consciência não têm medo, porque ainda contam com a grande imprensa, tribunais e muitas autoridades constituidas. Mas, no dia em que decifrarem os HDs que estavam escondidos numa parede falsa da moradia do branco de olhos azuis brasileiro. A coisa vai pegar.

  28. Pedro dias em 30/março/2009 as 8:56

    Eles não terão a coragem e a cara de pau de tentar incriminar o valoroso delegado Protógenes e o competente e destemido Juiz De Sanctis. Se eles fizerem isso as consequencias serão inimagináveis. Eles estão brincando com fogo.

  29. Somel em 30/março/2009 as 8:56

    Biscaia sempre centrado. Que a Justiça posso um dia ser a prática neste país e que a impunidade dos criminosos da elite deixe de existir. E que os servidores públicos da qualidade de Protógenes, De Sanctis e muitos outros, não sejam perseguidos por combaterem as safadezas que campeiam no Brasil. Vida curta aos criminosos de colarinho branco.

  30. Jose Dalvo Santiago da Cruz em 30/março/2009 as 8:47

    Se a União Nacional dos Estudantes não estivesse alienada às custas dos

    trocados (esmolas) que lula tem dado aos estudantes para não melhorar a

    qualidade de ensino, dando dinheiro para construir a sede no rio RJ, com esse

    prouni da vida que só enriquece os donos de faculdades particulares enquanto

    as públicas continuam sucateadas e frequentadas – em boa parte – pela elite – e

    com a retomada dessa besteira de projeto rondon, certamente os para-

    pintadas já estariam nas ruas…

    Lula não tem poder para controlar os de olhos azuis que participam e se infiltram em seu governo, mas tem visão para governar despreocupado com oposição: dar dinheiro para a UNE e ponto final.

    Oposição? Arthur Virgilio Neto?, Pedro Simon? Álvaro Dias? Tasso Jereissat? Jarbas Vasconcelos? SO FALAM E NÃO AGEM. LULA SABE QUE ELES SÓ PENSAM NAQUILO: VOLTAR A MAMAR – MAIS – DO JÁ QUE MAMAM.

    PS. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) tem 50 anos de vida pública. É muita dedicação ao país, não sei como o senador gaúcho agüenta: acordar cedo, trabalha de segunda à sexta, bater ponto… a vida de um senador é muito dura, é muito trabalho.

    Porém, se perguntassem ao contribuinte: é preciso eliminar uma delas: a profissão de senador ou a de gari. Claro que todos iriamos dizer pra eliminar a de senador porque o gari nos é útil e os senadores, o que fazem? Empregam parentes, amigos pra nós pagarmos seus salários? PROFISSÃO PORQUE TEM POLÍTICO QUE A PROFISSONALIZOU, É UM MEIO DE VIDA PARTCULAR E NÃO DE POLÍTICA.

    Certa vez, Darcy Ribeiro disse se referindo ao senado “isso aqui é o paraíso”, portanto, espero que realmente exista céu e inferno para aqueles que viveram aqui na terra no paraíso irem para o inferno… é o único prêmio porque aqui eles são processados por vários crimes mas não são condenados e quando condenados não são presos porque gilmar mendes é o único homem no mundo que sabe fazer processo contra corrupção dizendo que as peças chegam muito deficientes no STF, ora será que nós estamos pagando salários a procuradores incompetentes? Esses magistrados fizeram concurso e não foram indicados como são os ministros do STF

    Mas confesso que fiquei comovido depois de ler aquele texto do senador Pedro Simon (PMDB-RS) ao ministro gilmar mendes. Esse senador já trabalhou muito – cinco décadas – certamente ele é daqueles que o advogado Saulo Ramos diz: “o brasil deve muito a ele” tal como disse que nós devemos a democracia a Sarney e a manutenção da democracia a STF.

    Nós não devemos NADA a ninguém e, se formos contabilizar, são eles que nos devem muito, muito muito. Sarney não poderia se mexer um milímetro que desse margem a contratempo à democracia dada a sua história de oportunismo, pois naquela época o PT ainda não tinha provado do veneno do Poder e lula não dava esmola para as pessoas calarem a boca. Nós pagamos o maior salário aos ministros do STF e mesmo assim vemos barbaridades acotnecendo como as práticas do atual presidente gilmar mendes de censurar uma TV pública, mandar vigiar um jornalsita, vir a folha sp mentir e provar com a maior cara de pau sua incompetência e falta de pudor e ética para estar no serviço público.

  31. aparecida maciel em 30/março/2009 as 8:45

    O que está contaminado não é a Satiagraha, é a CPI, que nem tenta disfarçar sua parcialidade e má intenção.
    Esses deputados é que deveriam ser investigados e cassados.

  32. Albany Sampaio Júnior em 30/março/2009 as 8:42

    PHA, a opinião pública tem que atentar para uma questão simples. Daniel Dantas é um bandido, e quem está defendendo, também é. O Sr. Lunus é um hipócrita que jamais fez parte da Polícia Federal republicana. Não vamos deixar que o Sr. DD escape ileso dessa trama.

  33. José Gomes Barbosa em 30/março/2009 as 8:38

    Entrevista pontual e legal (de legitíma). Ainda bem que “ainda” tem políticos honestos neste país. Cadeia para Dantas. esse Supremo presidente do Supremo é uma Vergonha!

  34. Diego Bevilacqua em 30/março/2009 as 8:35

    PHA,

    Ontem, em conversa com meu saudoso pai, ex-membro do PT, descobri que mesmo aqueles inclinados à esquerda, como meu pai, que não tem acesso à mídia independente, estão “contaminados”, de alguma forma, pelo PiG. Mesmo com o maior senso crítico que lhe seja possível, lendo só o PiG, ainda não está ciente do que vem ocorrendo em relação à Satiagraha e aos heróis do nosso, país, Protógenes, Paulo Lacerda, De Grandis e De Sactis.
    Em vista disso, seria uma boa idéia que você fizesse, como fez outras vezes, uma cronologia dos acontecimentos, de acordo com o que foi publicado no site. Enviarei essa cronologia à todos os leitores do Pig que eu conheço!

    Obrigado pelo seu trabalho mais uma vez!

  35. Marco Aurelio em 30/março/2009 as 8:28

    O Deputado Biscaia faz parte do PT que não se rendeu.Esse PT eu aplaudo.Parabéns,Deputado Biscaia!!!!Em São Gonçalo,onde mora minha família,farei campanha para o senhor.

  36. wilson santos em 30/março/2009 as 8:23

    Por que os órgãos de imprensa não podem ser investigados? Ajudaria, e muito, a resolver o caso se a CPI chamasse os representantes da revista veja para esclarecer os fatos. Liberdade de imprensa, neste caso, está servindo a quem?

  37. Mauro em 30/março/2009 as 8:22

    Até que enfim um PTista que honra as calças!!!

  38. Idan em 30/março/2009 as 8:12

    A sociedade deve de cobrar medidas para combater e punir severamente os crimes envolvendo governantes e principalmente quando estes crimes são praticados visando benefícios com dinheiro público.
    Devemos observar durante o trabalho dos políticos, aqueles que realmente lutam pelos interesses do cidadão.
    Em meio a tanta sujeira, alguns políticos estão surpreendendo, como é o caso do Biscaia, do Simom e de alguns outros, eu como brasileiro que sou, tenho que agradecer por atitudes como estas.

  39. Eduardo Petrucci Gigante em 30/março/2009 as 8:11

    Continuar a campanha:

    1° DE ABRIL, O DIA DA VERDADE!

  40. Brasileiro em 30/março/2009 as 7:47

    Mendes é advogado de defesa, preposto, de Dantas. Quero ver se, depois da soltura de tantos endinheirados, a dondoca da Daslu e os criminosos da Camargo Corrêa, vão ter o displante de prender o Delegado Protógenes Queiroz! O país tem que ficar em alerta e protestar nas ruas contra qualquer ameaça ao Delegado, expondo a palhaçada que é essa CPI e exigindo a punição de Dantas

  41. Sérgio Ribeiro em 30/março/2009 as 7:45

    No programa Roda Viva, da Tv Cultura, quando na entrevista do delegado Protógenes Queiroz, via-se a preocupação dos jornalistas do Pig em questionar a lisura da investigação Satiagraha,expondo o entrevistado à posição de bandido e a do banqueiro Daniel Dantas, como o mocinho. Na CPI a história vai ser a mesma, ou ainda pior.Sorte do Protógenes em ter o Biscaia por lá.

  42. Antonio Carlos Silva em 30/março/2009 as 6:58

    Este é um dos políticos (o outro é o Ver.Adilson Pires-PT-RJ) no qual a vários anos eu tenho o prazer em votar .

    Peço licença à você PHA, mas, NÓS TEMOS A OBRIGAÇÃO DE ELOGIAR OS (POUCOS) POLÍTICOS QUE PRESTAM NESTE NOSSO QUERIDO BRASIL .

    AVANTE BISCAIA ! NÓS ELEITORES CARIOCAS O APOIAMOS NESTE CRUZADA !

    Saudações,

  43. francesco la gatta em 30/março/2009 as 6:52

    PH, COMECO A CRER QUE A PF TA ENCHUGANDO JELO, COM ESSE JUDICIARIO, É MELHOR PARAR. VAMOS TODOS ROUBAR, NÃO E ASSIM QUE FAZEM.

  44. Marcelo Teixeira em 30/março/2009 as 6:42

    -PHA
    Sobre a frase do Gilmar Mendes “segunda prisão foi feita para desmoralizar o Supremo.”gostaria de colocar umas questões: Será que o próprio STF não se auto-desmoraliza com a postura desse atual presidente??? Será que precisa de ações externas para configurar desmoralização???
    Não creio !!

  45. Vera em 30/março/2009 as 3:40

    Uma coisa que me deixa curiosa é por que ele só descobriu isso agora? Bem … antes tarde do que nunca.

  46. Janah em 30/março/2009 as 3:29

    Alguém ainda duvidava de que isso aconteceria? Eu não!

  47. Eduardo Oliveira em 30/março/2009 as 2:28

    Vai ser o maior erro da história brasileira. Se ocorrer tais procedimentos contra o delegado Protógenes e o juiz De Sanctis!

    “- Já é considerado por mim como um mártire da história moderna, contra os grandes corruptos e a mídia conspiradora do Brasil.”

    Mas alguns no congresso e sem dúvida é uma incognita, onde o caráter de de uns políticos não é nada animador, podendo até vender a sua própria mãe para os prostíbulos da vida!

    Mas existem outros, que fazem política em prol da sociedade, mas são calados por nossa grande mídia (PIG) que luta pelo seus interesses , em conjunto com os políticos corruptos.

    O juiz e o delegado terão grandes destaques em nossa história, mas aqueles que falam de ética, apenas gozaram de seus dividendos momentâneos e nunca mais serão lembrados – apenas em páginas policiais.

    Lembrando muito o ditado da bandidagem “Vida Loka!”.

  48. Marcos em 30/março/2009 as 2:09

    O Biscaia teve uma boa atuação no MP do RJ e sempre foi um deputado correto. Porém, só a pressão popular, fará com que mais congressistas enfrente a farsa da CPI da Veja.

  49. Monica em 30/março/2009 as 1:37

    Espero,sinceramente,que o grupo de apoio ao delegado Protógenes,

    tenha algum peso no dia1º.

    ótima entrevista.

Deixe seu comentário...

O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas.







Enquete

Sugestão do amigo navegante Henrique: qual foi a maior gafe educacional do Serra em 2009 ?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Publicidade

Videos

No QG dos tucanos No QG dos tucanos

9/fevereiro/2010 | Veja mais »

A luta da periferia A luta da periferia

9/fevereiro/2010 | Veja mais »

PM de Serra ri de alagados PM de Serra ri de alagados

8/fevereiro/2010 | Veja mais »