Meirelles derrubou o Brasil e a culpa é do Lula

23/janeiro/2009 10:15

Lula deixou os bevilácquas mandarem no Brasil e deu nisso

Lula deixou os bevilácquas mandarem no Brasil e deu nisso

. O presidente do BankBoston, Henrique Meirelles, ainda na presidência do Banco Central – ele já vai tarde, leia na Carta Capital – cometeu dois erros fundamentais.

. Primeiro, segurou sistematicamente a taxa de juros e impediu o crescimento da economia brasileira.

. É o legado que ele deixa, antes de perder a eleição para governador de Goiás.

. Agora, Meirelles reduz um ponto percentual, quando ainda precisa reduzir quatro pontos da Selic, nas contas de Marcio Pochman, presidente do IPEA (que, aliás, dava um bom presidente do Banco Central, não fosse Lula o presidente que tem medo – do mercado).

. Depois, Meirelles se trancou de medo no gabinete e não foi para a rua obrigar os bancos a emprestar às empresas e pessoas.

. Meirelles encheu os bancos de dinheiro para dar liquidez ao sistema.

. Os bancos empoçaram o crédito: botaram o dinheiro prá dentro, aplicaram nas exuberantes (e obscenas) taxas dos títulos do Tesouro, e não emprestaram ninguém.

. O que Meireles fez?

. Nada!

. Não foi o que fez Gordon Brown com os bancos ingleses.

. Não é o que anunciou o secretário do Tesouro do Obama, Timothy Geithner, que vai ficar em cima dos bancos e fazer uma pergunta banal, daquelas que o pai pergunta ao filho sobre a mesada que deu:

. “O que é que você fez com o dinheiro que eu te dei, meu filho?

. Meirelles derrubou a economia brasileira em nome de:

1)    uma ideologia neoliberal que se deixou sepultar no buraco em que caiu o Muro de Berlim;
2)    em nome da camaradagem: o compromisso de Meirelles e de seus anônimos diretores não é com o Brasil, mas com os bancos e – como diz o Nassif – com os especuladores em derivativos;
3)    em respeito a uma minoridade intelectual de espantar: o Banco Central brasileiro, em toda a crise, esteve sempre três meses ATRÁS dos acontecimentos. O Banco Central não previu, não diagnosticou e combateu o monstro errado: a inflação, que já era. Faz parte da ideologia neoliberal acreditar que os economistas, e os economistas do Banco Central, são o supra-sumo da ciência. O Banco Central do Brasil tem a qualidade técnica do Banco Central da Islândia. Atirou no que não viu e não acertou no que viu.

. Nunca é demais lembrar que, durante muito tempo da maléfica gestão Meirelles, quem mandou na economia brasileira foi um tal de Bevilácqua, diretor de Ciências Ocultas do BC.

. Foi ele quem, no dia seguinte ao lançamento do PAC, se recusou a derrubar os juros – para dar um recado à Nação: o BC não toma conhecimento do PAC, do lado real da economia. O Brasil tem dono.

. O Bevilácqua foi trabalhar com quem?

. Com Daniel Dantas.

. Foi ser gestor desses fundos que os ínclitos delegados Protógenes Queiroz e Romeu Tuma Jr. congelam, com o apoio do Governo americano.

. Esse Banco Central é o Bevilácqua.

. Vão todos, depois, trabalhar com os danieis dantas.

. E o Brasil?

. O Brasil fica entre a desídia do Meirelles e o medo do Presidente Lula.

. Agora, o Presidente que não demitiu Meirelles exige que os bancos estatais reduzam as taxas e entrega R$ 100 bilhões para Luciano Coutinho gastar com a BrOi e Aracruz.

. Por que a Oposição não pede uma CPI do BNDES?

. Ou vai esperar o Governo americano fechar a BrOi?

Paulo Henrique Amorim

34 Comentários para “Meirelles derrubou o Brasil e a culpa é do Lula”

  1. Marilda Conceição de Oliveira em 25/janeiro/2009 as 15:50

    PHA, CPI do BNDES, DO BNDESPAR, E DA ANATEL

  2. eEUcomISSO [Tassio Bruno] em 25/janeiro/2009 as 14:56

    como tbm ja disse antes, se ele pode ser o presidente do BC,
    pq eu num?!
    Em? em?? em???!!!

    oras!!!

  3. César Rocha em 25/janeiro/2009 as 10:21

    PHA (1) lula-governo é o boneco de ventriloquo desse “sistema financeiro” rentista e parasita que infesta o país. O “Enrico” Meirelles é o grão-mor dessa seita oculta chamada Banco Central e o “catecismo” é o “sistema de metas inflacionárias” invenção de financistas… que em alguma “universidades” tem áulicos a tentar dar “ares” de cientificidade…. Mais uma página de presdigitação da pretensa Ciência Econômica. (2) Ademais o que esperar de um presidente que ao indicar o Palocci para o Ministério da Fazenda “usou” o argmento acaciano de que “a economia doente precisava de um médico”! Espero que a “crise” não derrube o governo inerte, para o bem a normailidade da democracia, mas que outros atores sociais atuem no sentido de mobilizar a sociedade para lidar com as tormentas que se aproximam com as “águas de março”.

  4. juares machado em 24/janeiro/2009 as 19:40

    O que eu poderia dizer mais do que vc nos dá….só lhe peço um favor: não esmoreça, continue a nos trazer a verdade e usar este meio democrático e que eles não podem inpedir. um abraço.

  5. Lázaro em 24/janeiro/2009 as 17:58

    O BC não é o governo paralelo. Lula é que faz parte do governo paralelo. O BC é o governo de fato.

  6. Laurindo Bonilha Regueira em 24/janeiro/2009 as 15:49

    Paulo Henrique,
    no caso relativo à administração do BC pelo Meirelles, a culpa não é dele, é do Lula e de seu projeto político pessoal. Explico: Lula aceitou a imposição dos banqueiros, no sentido de ter um agente a serviço dos bancos dentro do governo. Isso, com certeza, foi combinado. O que explica, por exemplo, que o ministro da agricultura é sempre um grande empresário agrícola, ou a serviço da pecuária, preferentemente, como o senhor Rodrigues, ministro anterior ao Reinholdes Sthefenes? Provavelmente não é assim que se escreve o nome do ditocujo, também não estou interessado em aprender (na minha idade não se deve aprender palvras estranhas, não dicionarizadas, é feio para um velhinho como eu, até porque todas as que eu aprendi e tanto usei durante toda minha vida, movido pela minha indignação, não adiantaram nada, elas nada mudaram, ao menos para melhor. Voltando ao Lula: será que sem essa condição ele teria tomado posse, ainda no primeiro mandato?

  7. João A. em 24/janeiro/2009 as 12:47

    Carlos Coelho, o MST já fez isso!
    Mas a grande mídia não destaque…

    Acho que terão de bloquear as estradas do Pará pra chamar a atenção!

  8. Sérgio Lamarca Leite em 24/janeiro/2009 as 12:33

    PHA.

    Sua análise mais uma vez é completa, fulminante e corajosa. Parabéns!
    Vc não tem “rabo preso com ninguém” e faz o execício dos dois lados do seu cérebro com uma rapidez incrível (emoção x razão) em suas conclusões. Meus sinceros votos.

  9. Moacir Moreira em 24/janeiro/2009 as 9:39

    O trabalhador é roubado duas vezes!

    Em artigo publicado no site Resistir.Info – A crise do capitalismo numa perspectiva marxista – o autor Rick Wolff nos esclarece que este último período de prosperidade do capitalismo estadunidense vem desde os anos 70 e se baseia no duplo esmagamento da classe trabalhadora:

    1) A crescente apropriação da mais-valia pelos acionistas e executivos das grandes corporações, obtida através do aumento de produtividade sem aumento de salários, se por um lado possibilita uma maior lucratividade para as empresas, por outro, exclui a grande massa proletária do acesso aos bens de consumo supérfluos e também em muitos casos até mesmo a afasta dos bens essenciais.

    2) Como solução para tal problema, ao invés de aumentar os salários dos operários, os gênios das finanças de Wall Street resolveram emprestar esse excedente que ficava na mão dos capitalistas sem uso, aos próprios trabalhadores que deste modo poderiam enfim participar do maravilhoso mundo burguês do desperdício e ostentação.

    Entretanto, como se vê agora, não adianta nada emprestar dinheiro a quem não pode pagar por mais crédulas que sejam as partes envolvidas no negócio.

    Pior ainda é emprestar ao trabalhador o próprio dinheiro que lhe foi subtraído.

    Este é um contrato ilegal que só existe porque as autoridades monetárias também estão metidas nessa vigarice, quando não são os vigaristas chefes.

    A coisa toda que parecia tão complicada, aos poucos vai ficando fácil de entender.

  10. Thales em 24/janeiro/2009 as 2:36

    Meus botões me dizem que o Brasil ainda é colônia dos grandes cartéis bancários mundiais. E que os fiéis operários destes cartéis, aqui no Brasil, são os homens do PSDB. E Nelson Jobim, claro.
    Falo isso porque está, na minha opinião, montado um esquema para enfraquecer a economia e consequentemente o governo Lula.
    Na história do Brasil muitos poucos governantes pensaram no povo, na maioria da população. Trabalharam para o povo, e não para uma minoria que governa a terra brasilis há 500 anos. E quando isso acontece, o presidente é deposto, morto e a memória enterrada.
    Querem acabar com o Lula. E os mesmos cartéis que não respeitam e não estão nem aí para ninguém fazem isso em todos os países da Am. Latina. Vide Bolívia, Venezuela e Equador. A mídia é comprada e joga do lado dos cartéis, óbvio. Em SP, a mídia serrista (PSDB) é o melhor quadro do que digo.

    Vamos abrir a mente. Vamos começar a mudar o mundo, começando pelo nosso país. Vamos boicotar bancos, empresas estrangeiras, fazer barulho, lutar pelo que é nosso… Vamos começar a fazer algo, que já está tarde!!!

  11. Wilson em 23/janeiro/2009 as 23:42

    Inglaterra: Recessão.
    EUA: Recessão.
    Brasil: Crescimento.
    Enquanto a vaca não ir para o brejo por aqui, esses caras ainda ficarão com crédito. Pelos números informados por aí a fora (não pelo PIG), não é o Brasil que está quebrando.

  12. josé ivan aquino em 23/janeiro/2009 as 23:25

    Uma boa combinação de responsabilidade fiscal em 2.003. Prudência desde 2.003 até hoje na política monetária. E muita intuição política e coragem do Presidente Lula “o que tem coragem” trouxeram o Brasil bem até aqui. Essa conversa fiada de abaixar os juros abruptamente só serve para justificar a tática absurda da FIESP de detonar os empregos em novembro e dezembro para precarizar os valores dos salários. Temos que dar crédito a Lula pelos HDs abertos, dolares congelados, Dantas investigado e todos os investimentos que estão sendo mantidos contra a crise. O resto é balela de quem quer trazer de volta a política que pode ser sepultada com a eleição de Dilma em 2010.

  13. EDSON HAUTSCH em 23/janeiro/2009 as 22:29

    Lula na verdade errou por ter medo do FHC.
    Ficou de rabo preso com o sistema implantado pelo Farol de Alexandria.
    O Meirelles é um sub-produto do mais baixo nível, na política brasileira.
    Está a serviço do que existe de pior.
    Na verdade os tucanos aproveitaram a estada dele no Bacen para priorar um pouco mais as coisas.
    Lembremo-nos dessa corja nas próximas eleições.
    Seria maravilhoso, nós os verdadeiros brasileiros, tirarmos o emprego de todos esses bandidos que estão hoje no poder.
    Já imaginaram como poderíam os viver bem com essa satisfação.
    Pensem no que seria do Serra, do Meirelles, daquela bando de Senadores da bancada Dantas, todos sem as gordas tetas para mamar.
    Então meu povo, mãos à obra!
    2010 vem aí.
    E Protógenes também!
    Quem sabe a gente ainda consegue trazer o Lacerda de volta.
    Viva a republiqueta.

  14. Soninha em 23/janeiro/2009 as 21:33

    Caro Luis Rodrigues, o Projeto do HoMeM do Mapa da MIna, propõe algo parecido com isso : começar de novo, só que de forma mais ambla, com fim, começo, meio e fim.

  15. luis a rodrigues em 23/janeiro/2009 as 21:04

    vamos fechar os bancos e extinguir os governos e os governantes, passados presentes e futuros. Juntamos o que sobrar, dividimos tudo e recomeçamos, todo mundo igual. Eh eh, quem tem coragem ?

  16. Marcos Simões em 23/janeiro/2009 as 19:50

    Lula ficou na parede quando o PT foi flagrado fazendo o que sempre repudiou nos discursos: as mesmas coisas que faziam (e fazem) tucanos, demoníacos e congêneres. Depois da traição, teve de colocar tucanos em pontos chaves da república, para governar. O brasileiro, deitado em berço esplêndido, espera que ele (Lula) sozinho, ou com muitos poucos não traidores, faça tudo.

    A maioria do povo brasileiro está preocupado com os campeonatos estaduais e com o carnaval. Mas reclama e chora adoidado se o presidente faz isso ou aquilo. Se tiver de ir às ruas apoiar o presidente ou exigir que os beneficiários do dinheiro público no pós crise emprestem o dinheiro, não deixando que a crise chegue com força, arruma uma desculpa e não vai, não participa. Se for um dia ensolarado então…

  17. Euripedes Ribeiro de Sousa em 23/janeiro/2009 as 17:43

    Companheiro Bento de Abreu. Estou contigo e não abro. Também acho que tudo que acontece é culpa do Lula. Até quando as galinhas não botam ou o Corinthians perde. Mas acontece que êle tem culpas ótimas! Aliás em muito maior número do que culpas más.

  18. Moacir Moreira em 23/janeiro/2009 as 17:10

    Deu na Folha Dinheiro 23/01/2009:

    - Página B5:

    BANCOS “OFICIAIS” X BANCOS PRIVADOS (NÃO OFICIAIS?)

    Os bancos oficiais “não podem” cobrar taxas de juros e “spreads” MAIORES do que os privados.(sic)

    A PORRETADA DO DESEMPREGO

    [+]Bastidores ==> Lula falou que não esperava “porretada tão grande” no lombo do trabalhador, segundo vazamento que não poderia vazar.

  19. ROBERVAL em 23/janeiro/2009 as 15:21

    MARCELO CUNHA…VC GOSTA DO MEIRELLES?..ENTÃO LEVE ELE PRA TUA CASA E NÃO ENCHE O SACO DO BLOG…

  20. Diego Bevilacqua em 23/janeiro/2009 as 14:39

    Que fique claro que desconheço qualquer parentesco com esse ser! kkkk…

  21. Marcelo Cunha em 23/janeiro/2009 as 14:17

    PHA,

    Vc está radicalizando – O Meirelles é um bom técnico( como o Fraga também foi, segundo opiniões de professores da FGV, são técnicos e não tem partidos); a nossa economia, comparada com as dos outros países, está boa. Que se queira trocar de maestro porque a música que se quer ouvir agora exige novos ritmos, tudo bem ! É um direito e até evolução, é assim que a vida toca! Mas, radicalizar pega mal e tira a credibilidade do PHA

  22. MARCIO em 23/janeiro/2009 as 13:42

    Lula entregou o BC ao PSDB/PFL no 1° dia de seu governo. É óbvio que Meireles, COPON, etc.. querem destruir Lula e o PT, pois eles são oposição, e agora deram um passo importante, nem que tenham que pegar o país falido em 2010. Meu canditado á Presidende em2010 é: CRISTOVÃO BUARQUE

  23. Bragança (MG) em 23/janeiro/2009 as 13:22

    Concordo plenamente com Maria Luiza, não existe certeza de nada. Não há consenso de que tx alta ou tx baixa vai ser a saída. A única certeza que temos é que o sistema faliu. E assim sendo, acho que a pessoa mais indicada para o BC é o Fidel, afinal ele anda dizendo há décadas que o capitalismo é uma m…

  24. Ronaldo em 23/janeiro/2009 as 13:21

    PHA, em relação ao Meirelles acho que você exagera.

    Desde 2003 que todo mundo bate nele, e luga reolveu apostar nele e no Palocci, e creio que deu certo.

    Sou contra essa de autonomia do BACEN(mas uma das balelas neoliberais) mas o Meirelles me provou que ele estava certo, desde o primeiro dia.

    Quanto a ele ser Governador de Goiás, sei não. O perfil dele é de técnico. Não tem cara de palanque, não tem cara de povo.

    Imagina se ele usar esse vocabulário do seu cotidiano pro povão? Ninguém vai entender nada!

  25. Ilson em 23/janeiro/2009 as 13:18

    Vamos Mesmo Radicalizar, nada de José Pedágio Serra, nunca mais a coligação PSDB-DEMOcratas_ex_PFL, que quase acabaram com o Brasil na ERA FHC, deve ser porque estavam siguindo o modelo neoliberal aplicado ao CHILE, inclusive Serra-FHC foram morar no Chile na época da ditadura, deve saber tudo de Penochet e privatarias, foi assim que os neoliberais lascaram com o Chile, EllES são capzes de lascar com o Brasil, de novo não, vejamos o mau exemplo de São Paulo 14 anos de PSDB nem a FEBEM = CASA funciona, apenas o Crime Organizado PCC, além de ser o Estado mais privatizado do Brasil. Veja no link abaixo como os neoliberais acabaram com o Chile.

    http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL967009-16020,00-AS+DORES+DA+CRISE+CHILE+SOFRE+COM+DESEMPREGO.html

  26. CARLOS COELHO ZOETER em 23/janeiro/2009 as 13:11

    Sugiro ao MST a invasão de todos as fazendas do senhor DD (o rei do gado) e prisão e divisão dos seus 400.000 bois piratas. Hoje ele é dono de fazendas que foram formadas sem obediência à legislação ambiental e, o que é pior, através do chicote e da espora no lombo dos trabalhares escravizados.

  27. DOMINGOS MENDES em 23/janeiro/2009 as 12:32

    VOU RADICALIZAR LOGO; HELOISA HELENA 2010

  28. rique em 23/janeiro/2009 as 12:30

    Loucura com método, é com Hamlet.O resto é plágio.

  29. the talk of the town em 23/janeiro/2009 as 12:22

    PHA,

    Leia a coluna do alon de hoje. Falou tudo, não mais nada o que se dizer sobre o BC. E isso ai.

    http://www.blogdoalon.com.br/2009/01/os-burocratas-e-o-tsunami-2301.html

  30. Maria Luiza em 23/janeiro/2009 as 12:15

    PHA,

    Você esta exagerando, não ?
    Na atual crise Banco nenhum tem liquidez por aqui na Europa. A Inglaterra está na bancarrota literalmente com o tesouro injetando todo tempo dinheiro no setor bancario sem que se veja nenhuma reação. NENHUMA.

    O Brasil esta com liquidez, é preciso ter cautela(sorrisos, uso automaticamente a expressao de Cassandra, ou Urubu-nézia se preferem, – aquela que prevê todo tempo a queda du Brasil, a Mirian L.).

    Vamos lentamente porque o andor é de barro e ninguém, neste momento, tem modelo para nada !!!!!!

    Abraços, felicitemos o repatriamento dos milhoes de dólares, uma coisa boa neste momento de ceticismo !!!

    ML

  31. Nelson Quintanilha em 23/janeiro/2009 as 11:27

    Me desculpe PHA, mas se alguma coisa der errada em minha casa, minhas finanças se desequilibrarem, investimento errado e/ou qualquer outro fato que não esteja em sintonia com a realidade a culpa é minha, então, o presidente de minha casa sou eu, e te garanto que pago o pato!
    É chegada a hora de colocar os pingos nos íssss!!!
    Quem é o presidente do Brasil???
    Ele (Meireles) está lá porque o cargo lhe foi dado em confiança, por quem????
    Por que culpar o Meireles???

  32. Patrício Sossae em 23/janeiro/2009 as 11:19

    PHA,
    Quem nos salvará. Até agora (se não aparecer nenhum dossiê) temos o A Dilma e o Serrágio. Até aí é a famosa frase “se ficar o bicho pega se correr o bicho come”.
    Pois bem, tirando esses dois, oh meu Deus, que poderá nos salvar??
    E se aparecer um Jesus Cristo, como governará com esse bando de raposas da Câmara e do Senado!!!
    É pelo visto 2010 o bicho vai pegar!!!!!

  33. Bento de Abreu em 23/janeiro/2009 as 10:52

    A culpa é do Lula sim, mas é dele também a culpa por DD estar na m… é culpa dele ter Tuma Jr como Secretário Nacional de Justiça, por tanto é culpa dele o bloqueio dos bens do DD. É culpa dele o país estar na melhor situação de sua história, mesmo sob a crise.
    É culpa do Lula você ter virado pseudo-esquerdista e não mais funcionário da Globo.

  34. Tato de Macedo em 23/janeiro/2009 as 10:26

    PHA,

    Excetuando a citação ao suposto jornalista Nassifú – O Dissimulado -, sua percepção é corretíssima.

    Mas, insisto que não basta baixar a selic. A crise não é apenas de crédito, é sobretudo de confiança. Sistêmica: Não há mais confiança nesse sistema capitalista que se instaurou e, tal qual, burro empacado em lama não desatola.

    abraços

Deixe seu comentário...

O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas.







Enquete

Sugestão do amigo navegante Henrique: qual foi a maior gafe educacional do Serra em 2009 ?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Publicidade

Videos

No QG dos tucanos No QG dos tucanos

9/fevereiro/2010 | Veja mais »

A luta da periferia A luta da periferia

9/fevereiro/2010 | Veja mais »

PM de Serra ri de alagados PM de Serra ri de alagados

8/fevereiro/2010 | Veja mais »